estudamos´t, o jornal online da Escola Secundária Miguel Torga !
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
estudamos´t, o jornal online da Escola Secundária Miguel Torga !

Vem conhecer o jornal da tua escola.
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Universidade - Entradas e Perspectivas

Ir para baixo 
AutorMensagem
Admin_mamen
Admin



Mensagens : 33
Data de inscrição : 30/09/2008
Idade : 32
Localização : Por ae

Universidade - Entradas e Perspectivas Empty
MensagemAssunto: Universidade - Entradas e Perspectivas   Universidade - Entradas e Perspectivas Icon_minitimeQui Nov 13, 2008 4:22 pm

Nesta edição o jornal Estudamos'T resolveu dar a conhecer aos membros do fórum, mais sobre o ensino superior, as entradas nas faculdades, entre outras coisas mais.

Ensino superior em Portugal

Citação :
Em Portugal, o ensino superior divide-se em dois sub-tipos com objectivos diferentes:

* O ensino universitário:

- Ministrado em universidades ou em escolas superiores universitárias não integradas;

- Conferindo os graus de Licenciado, Mestre e Doutor.

* O ensino politécnico:

- Ministrado em institutos politécnicos ou em escolas superiores politécnicas não integradas;

- Conferindo os graus de Licenciado e de Mestre.


Links úteis relativos ao ensino superior

Citação :
- Site de programas e orientações curriculares-


- Site com as médias de entrada, informações de cursos, entre outras -


- Site de informações detalhadas para quem pretende ingressar no ensino superior


Entrevistas a alunos do ensino superior

Citação :
Não há melhor maneira de conhecer como é o ensino superior em Portugal, como perguntar a quem nele se encontra. Como tal, o estudamos'T realizou várias pequenas entrevistas a alguns membros do fórum que se encontram no ensino superior. Vamos ver o que eles nos têm para dizer...
Citação :
Entrevista

estudamos'T: Como te chamas, de onde és e que idade tens?
Rute: O meu nome é Rute, sou de Castelo Branco e tenho 19 anos.

estudamos'T: Em que faculdade andas, em que ano e a tirar que curso?
Rute: Estou na Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Castelo Branco, no 2º ano de Engenharia Informática.

estudamos'T: Estás a gostar da experiência? Corresponde ao que estavas à espera quando entraste?
Rute: Não só estou a gostar da experiência como acho que está a ser a experiência que está a mudar a minha vida! Acho que quando acabar vou ser daquelas finalistas que choram de emoção por ter acabado uma fase tão boa!
Não correspondeu em nada ao que eu estava à espera. Entrei já na 2ª fase, na minha 4ª opção, numa área de estudo diferente da minha do secundário, longe da família (apesar de ser de Castelo Branco, vivo com os meus pais em Lisboa)... enfim... não era mesmo o que eu queria para mim! No dia em que me matriculei ao chegar a casa chorei que me fartei porque não acreditava que pudesse haver nada de bom ali. Ainda não tinha chegado a parte melhor! Very Happy No dia a seguir o contraste foi total! Dia de escola, fiz novos amigos, e algo que me ajudou muito foram as praxes! Eu simplesmente adorei aquelas brincadeiras todas! E para mim que era um bocadinho anti-social foi a salvação mesmo! Por isso o balanço não podia ser mais positivo! Very Happy

estudamos'T: Como classificarias o ensino superior em Portugal?
Rute: O ensino superior não está mau! Só há algumas coisas em que se podia ter mais atenção, nomeadamente o processo Bolonha. Há uma grande confusão em torno desta transição para Bolonha que está a complicar a vida a muita gente. Ao mexerem no sistema de créditos, pessoas que já andavam no 3º e 4º ano tiveram que voltar ao 2º para fazer algumas cadeiras para lhes dar o numero de créditos que com a alteração "ficaram para trás"... uma confusão. Depois as licenciaturas mais curtas... nem sei se ache bom ou mau... logo tirarei as minha conclusões. Penso que sejam os 2 pontos centrais do processo Bolonha. Outro factor importante e muito mau no ensino superior é o valor das propinas. O constante aumento das propinas leva cada vez mais ao abandono dos cursos porque as famílias não têm como sustentar estes valores exorbitantes anuais! A isto, para quem está fora de casa de familiares, soma-se o valor mensal da habitação, alimentação, etc.. Fora isto, não tenho razões de queixa! As condições de trabalho e instalações são boas, temos bons professores e o ambiente é espectacular!

Citação :
Entrevista

estudamos'T: Como te chamas, onde és e que idade tens?
Miguel: Chamo-me Miguel, vivo no conselho de Almada no distrito de Setúbal e tenho 24 anos.

estudamos'T: Em que faculdade andas, em que ano e a tirar que curso?
Miguel:Frequento a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, estou no meu 5º e último ano e como se pode depreender pelo nome, estudo Direito.

estudamos'T: Estás a gostar da experiência? Corresponde ao que estavas à espera quando entraste?
Miguel: Estou a adorar cada ano, não só porque estudo matérias que realmente me interessam (ao contrário do liceu), mas também porque estou todos os dias rodeado de pessoas verdadeiramente impressionantes, do ponto de vista intelectual e não só, que faz com que o nosso próprio nível suba por arrasto. Outro factor que me faz adorar a faculdade é a possibilidade de estar com pessoas de todas as origens, crenças, ideologias, o que for, e com isto abri os meus olhos para a riqueza social que o nosso país felizmente tem. Por incrível que pareça, a faculdade foi até agora exactamente aquilo que eu esperava, competitiva, estimulante, interessante, divertida e entusiasmante Very Happy. Não é por acaso que muitas pessoas elegem os anos de faculdade como os melhores da sua vida, pois durante este tempo temos muitos privilégios e poucas responsabilidades Razz .

estudamos'T: Como classificarias o ensino superior em Portugal?
Miguel: Não tenho opinião formada sobre o ensino universitário em Portugal pois não tenho conhecimento de causa, mas no que toca à Universidade de Lisboa lamento a falta de fundos e o pouco apoio que temos. Outra coisa importante, que têm vindo a ser atacada é a autonomia das Universidades, que a meu ver não pode ser nunca posta em causa, correndo o risco de destruir a génese das Universidades em Portugal.
Ir para o topo Ir para baixo
https://estudamost.directorioforuns.com
 
Universidade - Entradas e Perspectivas
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
estudamos´t, o jornal online da Escola Secundária Miguel Torga ! :: Estudamos´t, 1.ª edição :: Sabias que?-
Ir para: