estudamos´t, o jornal online da Escola Secundária Miguel Torga !

Vem conhecer o jornal da tua escola.
 
InícioInício  FAQFAQ  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Gastronomia - México

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Admin_mamen
Admin


Mensagens : 33
Data de inscrição : 30/09/2008
Idade : 26
Localização : Por ae

MensagemAssunto: Gastronomia - México   Qui Nov 27, 2008 2:22 pm

É com grande prazer que apresentamos um tópico sobre algo realmente de deixar "água na boca".
Com esse intuíto, iremos falar sobre a cozinha mexicana.
Apreciem a vontade.


Citação :
Há alguns anos os apreciadores da culinária mexicana se limitavam a tacos, burritos, enchiladas e quesadillas. Muito poucos conheciam os requintados molhos e salsa e desconheciam que aquela barra de chocolate com sabor de baunilha era um presente que as primeiras civilizações do México ofereceram para o mundo.
Por volta de 1970, a inglesa Diana Kennedy surpreendeu ao mundo gastronómico com seus livros sobre a gastronomia mexicana, mostrando como os mexicanos utilizavam ingredientes tão exóticos como a flor de abobrinha para criar guisados semelhantes aos dos Aztecas. Mostrou que a comida mexicana não se limitava somente a comida rápida dos restaurantes, mas revelava-se diferente, variada, criativa e de excelentes sabores.

Os espanhóis chegaram ao Novo Mundo em procura do ouro, mas foi a descoberta de novos ingredientes que teve maior impacto no mundo inteiro. Alguns exemplos são o milho, chilis, variedades de feijões, os amendoins, avocado, abacate, a batata doce, as abobrinhas, o tomate e o pouco conhecido e altamente nutritivo “amaranto”. Acharam também frutas como papaia, abacate e abacaxi. O chili, o chocolate e a baunilha modificaram por completo o sabor dos alimentos no Mundo inteiro.

A verdadeira alvorada da cozinha mexicana começou quando os “conquistadores” espanhóis permitiram aos índios subjugados que criassem alguns frangos, galinhas, porcos, cabritos, vacas e carneiros. O porco foi especialmente dos preferidos e todas as partes do animal eram consumidas.

No começo os espanhóis somente cozinhavam suas próprias receitas, mas depois as cozinheiras indígenas ampliaram seus horizontes gastronômicos, e as duas culturas começaram a se fundir: Os pratos de "masa" (massa de milho) e os chilis enriqueceram as mesas dos espanhóis em quanto os ovos, a carne, os queijos e os cítricos foram rapidamente assimilados pelos indígenas e mestiços.


Receitas:



Guacamole


Esta salsa é a rainha das salsas mexicanas sua origem data desde a época dos Mexicas (Aztecas). A palavra "Guacamole" vem do nahuatl "ahuacatl" que significa aguacate, e molli que significa mistura: Mistura de Abacates.

Ingredientes:


5 avocados (tipo de abacate pequeno) maduros

1 tomate sem sementes picado

½ cebola picada fina

1 dente de alho amassado e picado fino

5 colheres sopa de coentros picados finos
um fio de azeite de oliva extra virgem, Suco de ½ limão chili jalapeño a gosto, chilli powder (pimenta chili em pó) a gosto e sal marinho a gosto.



Modo de Preparação:

Corte os avocados a meio, retire o caroço e com uma colher retire a polpa e coloque-a dentro de um recipiente tipo bowl. Amasse os abacates com um garfo até obter um tipo de pasta, coloque o resto dos ingredientes picados e misture muito bem.
Guarde no frigorífico junto com os caroços (lavá-los antes), isto ajudará a não escurecer muito rápido. Esta salsa acompanha uma infinidade de pratos da culinária mexicana e tex mex.




-------------------------------------------------------------


Camarones al Ajillo


Ingredientes:


Duas dúzias de camarão pistolão sem cabeça e limpos

3 cabeças de alho finamente picado

2 pimentas jalapeño

Um bom fio de Azeite

Sal e pimenta do reino moída na hora

Duas colheres de manteiga sem sal

Um maço de coentros

3 avocados

Tortillas de trigo para acompanhar (uma dúzia).



Modo de Preparação:
Dentro de um pilão coloque o alho, a pimenta dedo de moça, sal e pimenta do reino moída na hora. Com ajuda do socador faça um tipo de pasta e unte nos camarões. Guarde os camarões no frigorífico pelo menos 1 hora e meia.

Numa frigideira antiaderente coloque o fio de azeite e a manteiga para derreter, em lume brando frite os camarões ate eles ficarem da cor rosada (característico dos camarões grelhados).

Depois de ter fritado todos os camarões, coloque o sumo de limão na frigideira e deixe refogando durante 2 minutos, despeje sobre os camarões.

Corte os abacates em fatias, aqueça as tortillas e sirva os camarões dentro delas.

Esta receita vai muito bem com arroz branco.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://estudamost.forumeiros.com
 
Gastronomia - México
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Na casa do meu Pai há muitas moradas.
» (Vunesp) O produto deve ser confiscado?
» qual a massa em miligrama
» Tiomersal (Thimerosal) em vacinas é tóxico?
» O valor correto da variação de entalpia verificada, em kJ/mol.

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
estudamos´t, o jornal online da Escola Secundária Miguel Torga ! :: Estudamos´t, 1.ª edição :: Sabias que?-
Ir para: