estudamos´t, o jornal online da Escola Secundária Miguel Torga !

Vem conhecer o jornal da tua escola.
 
InícioInício  FAQFAQ  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Dióxido de Carbono

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Admin_mamen
Admin


Mensagens : 33
Data de inscrição : 30/09/2008
Idade : 26
Localização : Por ae

MensagemAssunto: Dióxido de Carbono   Qui Abr 16, 2009 2:57 pm

Vamos dar algmas noções sobre uma molécula tão importante para a vida como é o Dióxido de carbono


Introdução

Citação :
Também conhecido como anidrido carbónico, ou gás carbónico, ou Gelo seco (quando em estado sólido), o Dióxido de carbono é um composto químico descoberto, em 1754, pelo escocês Joseph Black, constituído por dois átomos de oxigénio e um átomo de carbono, cuja fórmula química é CO2.


O Composto e seus efeitos

Citação :
O dióxido de carbono é essencial à vida no planeta. Visto que é um dos compostos essenciais para a realização da fotossíntese - processo pelo qual os organismos fotossintetizantes (ex. plantas) transformam a energia solar em energia química. Esta energia química, por sua vez é distribuída para todos os seres vivos por meio da teia alimentar. Este processo é uma das fases do ciclo do carbono e é vital para a manutenção dos seres vivos.
A libertação de dióxido de carbono via queima de combustíveis fósseis e mudanças no uso da terra, impostas pelo homem constituem importantes alterações nos stocks naturais de carbono e tem um papel fundamental na mudança do clima do planeta.
O CO2 é um dos gases do efeito estufa que menos contribui para o aquecimento global, já que representa apenas 0,03% da atmosfera. Contudo este valor têm vindo a registar um crescente aumento, isto porque diariamente são libertadas enormes quantidades de CO2 para a atmosfera, o que futuramente terá repercussões no normal funcionamento da atmosfera, especificamente manifestando-se através aquecimento global.



(composição de um átomo de dióxido de carbono)



As Fontes

Citação :
O dióxido de carbono é um gás cada vez mais presente nas camadas inferiores da atmosfera. Ao longo dos anos o Homem tem vindo a criar uma vasta gama de aparelhos a motor, meios de transporte, entre outras tecnologias que para o seu uso, têm inerente um elevado consumo de combustíveis fósseis. Combustíveis esses que são maioritariamente constituídos por carbono, logo aquando da sua queima, estes transformam-se do estado liquido/sólido (petróleo/carvão) para o estado gasoso sobre a forma de CO2.
Contudo não pense que os combustíveis fósseis são os únicos causadores desta mudança climática provocada pela grande libertação de dióxido de carbono.
Diariamente muitas outras são as fontes de gás carbónico, a produção de cimento por exemplo, ronda os 5% do total de libertação de CO2 causada pelos humanos. A desflorestação é um dos outros processos libertadores de dióxido de carbono, durante séculos, as pessoas queimaram florestas para desbravar terrenos para a agricultura. Isso afecta o equilíbrio de CO2 de duas formas. Primeiro, a queima liberta CO2 para atmosfera. Segundo, o número de árvores que podem retirar o CO2 por meio da fotossíntese é reduzido. É claro que os terrenos ocupados pela agricultura também é são um reservatório de CO2, mas estes não são tão eficazes quanto as florestas.

Aplicações
Citação :
* O CO2 é utilizado em bebidas (bebidas carbonatadas) para dar-lhes efervescência.
* É utilizado em extintores durante os incêndios para isolar o oxigénio do combustível.
* É utilizado em botijas para a prática de Paintball.
* Pode ser utilizado numa concentração de 30 a 40% com gás oxigênio para produzir efeito anestésico em pequenos animais.


Riscos

Citação :

* Ingerido em excesso pode causar irritações, náuseas, vômitos e hemorragias no trato digestivo. Inalado produz muita asfixia.
* Acarreta fenômenos como efeito-estufa, ilhas de calor, inversão térmica, smog fotoquímico.
* O gelo seco em contato com a pele pode causar queimaduras.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://estudamost.forumeiros.com
 
Dióxido de Carbono
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» (OBQ) Uma amostra de dióxido de carbono, pesa
» O monóxido de carbono (CO)
» (Unifor-CE) Misturando-se dióxido de carbono
» Enem média
» Cálculo de entalpia

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
estudamos´t, o jornal online da Escola Secundária Miguel Torga ! :: Estudamos´t, 1.ª edição :: Sabias que?-
Ir para: